Translate

quarta-feira, 9 de abril de 2014

O que é força e qual sua extensão de acordo com a filosofia.?

Definição
A Força é descrita por Obi Wan Kenobi como "um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa; Ela provém de tudo; Ela é tudo." A Força é vida, e vida é Força. Alguns pensam na Força como uma entidade sensível, dotada de pensamento inteligente — quase como se fosse um tipo de Deus — enquanto outros consideram-na algo que pode ser manipulado e usado simplesmente como se fosse uma ferramenta.

São variadissimos os conceitos entre os pensadores filosóficos, mas estamos nos identificando mesmo que, tênuemnente com o que podemos chamar de existencialismo, ou seja, que a força nada mais é do que a estabelecida pela realidade vivida pelos indivíduos em seus segmentos sociais: Toda força então é apropriação, exploração de uma parte dessa realidade. Assim, podemos perceber que as expressões de forças se apropriam na natureza e que essa natureza em seus aspectos diversos tem uma história construída através de uma sucessão de forças que lutam entre sí para dela se apoderar. 

A história de uma coisa é então a variação dos sentidos ou mesmo, a alternância dos fenômenos de dominação mais ou menos violentos. O sentido de uma coisa. muito singularmente defendido é uma questão do olhar, do avaliar e do sentir, com uma proposição de que o sentido de algo está em que, toda subjugação ou dominação, equivale simplesmente a uma interpretação nova. 

Extensão da força
Onde ela pode atuar, onde podemos vê-la e imagina-la, senti-la e alterar. Em outras palavras, tudo o que nossa percepção nota e nossa materealidade muda.

Origem
A Força contém muitas semelhanças com princípios filosóficos e religiosos existentes. O conceito pode ser devido à força ódica do Barão Karl von Reichenbach. Muitos a relacionam aos conceitos de Ki (também chamado "chi" na China, Japão e Coreia), Prana (Índia), Mana (Polinésia) e outras tradições semelhantes que focalizam em torno da ideia de uma energia espiritual existente dentro do universo. Com o Taoísmo, o foco primário de Star Wars origina-se na ideia de Yin e Yang — as duas forças que mantém o universo em equilíbrio. Tudo, do bem e mal (como conceitos metafísicos) até temperaturas altas e baixas são consideradas como parte disto, e é aqui que vemos a comparação mais proeminente aos lados claro e escuro da Força de Star Wars. Mas, deve ser notado também, que ela é semelhante a filosofia taoísta mas com menor dicotomia e com mais necessidade de equilíbrio (visto na filosofia do balanceamento da Força). O modo Jedi de serenidade e paz é muito parecida com as virtudes pregada nos cinco pilares do Islamismo. Isto também se reflete no Templo Jedi que consiste em cinco pináculos, ou pilares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário