Translate

domingo, 13 de abril de 2014

Processo de Humanização e Individuação do Professor pela Arte



Processo de Humanização e Individuação do Professor pela Arte


Humano vem da palavra Humanus, derivado do latim, “homem” de húmus, terra, ser terrestre. “Ser Humano” é pertencer, ter relação com o lugar, com o grupo, sentir parte. Para se sentir parte do todo, o individuo precisa ser reconhecido primeiramente como ser único, na teoria Analítica Junguiana, esse processo é chamado de Individuação.
Dentro do cotidiano, da rotina escolar, do pouco tempo, a vida moderna e contemporânea trouxe para o ser humano, principalmente para os professores uma massificação. Perdeu-se o contato com a sua história, perdeu-se o sentido que ele tem, não é compreendido como um ser humano holístico, dotado de corpo, mente emoção, espírito.  Como pode ser assim um agente de cultura? Se não é reconhecido como um ser pleno, se nem é mesmo consciente de Si mesmo.
Para tolerar a pluralidade cultural, os opostos, o Professor precisa se conhecer, precisa de um espaço para poder se expressar, colocar suas particularidades, ver sua história, ser auto reflexivo. Para Jung, o processo de Individuação se da dentro do coletivo, onde ele pode ser Ele mesmo, vivendo sua própria individualidade.
A Arte por ser uma expressão singular, expressão dotada de sonhos, história, luz e sombra ela é uma ferramenta de individualização. Nos grupos arteterapeuticos, é possível que haja a troca, a percepção do seu Ser e ao mesmo tempo da diversidade em que se encontra.  Promovendo o encontro do “Pensar” e “Sentir” pessoal ao “Sentir” e “Pensar” de um grupo, de cada particularidade cria uma roda de pertencimento, ou seja, de humanização.
Humanizar é o contrário de “coisificar”, de deixar de ser um número para ser alguém com nome, história, desejos, sonhos, tristeza, alegrias, mágoas, dores. Alguém pleno de sentido. É olhar o outro como único. E quando alguém se sente humanizado, a promoção de respeito pelo outro e pelo meio que vive é consequência, sentimos uma gota pertente ao oceano.

Aline Barcelos - Arteterapeuta


http://www.alinebarcelos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário