Translate

segunda-feira, 24 de março de 2014

ALGUMAS CONCEPÇÕES DE ÉTICA NO TEMPO

O que pensavam os antigos filósofos a respeito da ética? Vejamos:

- Sócrates (470-399 a.C.) – Defendeu o caráter eterno de certos valores como por exemplo: o bem, o mal, a justiça, a virtude e o saber. Para ele, o homem deveria lutar pelo ideal da perfeição. Todos deveriam buscar fazer o bem e ser justo. (intelectualismo moral).


- Platão (427-347 a.C) – Defendeu o valor supremo do Bem. Para Platão, os homens deveriam seguir apenas a razão, desprezando seus instintos e paixões.


- Aristóteles (384-322 a.C) – Defendeu o valor supremo da felicidade. Para Aristóteles a finalidade de todo homem é ser feliz e, para isso seria necessário evitar os excessos e seguir sua própria natureza.

Segundo Max Weber existe pelo menos duas teorias éticas que determinam duas maneiras diferentes de tomar decisões, são elas:

- Ética da Convicção (Tratado dos deveres)
- Ética da Responsabilidade (estudo dos fins humanos).

A Ética da convicção diz: “cumpra suas obrigações”. Em este pensamento as coisas são ou oito ou oitenta, ou preto ou branco, em outras palavras não existe um meio termo para as coisas. Esta teoria se baseia em valores e normas previamente estabelecidas.

Já a Ética da Responsabilidade afirma que somos responsáveis por aquilo que fazemos. Neste caso, quando se toma uma decisão não se faz por deduções como é feita na ética da convicção. 

É preciso fazer uma análise das circunstâncias e de riscos, assim como uma análise de custos e benefícios. A Ética da Responsabilidade não aplica ideais e princípios em práticas do cotidiano.







Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário