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terça-feira, 25 de março de 2014

OS EXPERTS DA QUALIDADE


Existem diversos conceitos e 
teorias para a implantação de 
abordagens para a qualidade
No transcorrer do século XX, diversos conceitos e teorias foram utilizados para a implantação de abordagens para a qualidade, especialmente nos Estados Unidos e no Japão, países que mais se destacaram nesta época nos estudos e aplicações desta temática.


O Japão é o país que se destaca na aplicação das técnicas relacionadas à qualidade, mas os principais teóricos e pesquisadores deste tema são norte-americanos. Vamos conhecê-los um pouco mais?

W. Edwards Deming nasceu em 1900 nos Estados Unidos e formou-se em física fazendo posteriormente doutorado em Matemática. Foi o primeiro dos estudiosos da qualidade a ir ao Japão para treinar o empresariado local no uso dos controles estatísticos de qualidade.
Para Deming, a qualidade pode ser medida por meio da interação entre o produto em si, o cliente (com sua expectativa e a utilização do produto) e o atendimento a esse cliente, no que tange as orientações de uso, assistência técnica, etc.
Umas das principais contribuições de Deming sobre os estudos relacionados à qualidade foram os 14 pontos do método para a melhoria, que se trata de uma série de princípios que fundamentaram as orientações feitas para o empresariado japonês e mais tarde propostas como base para a transformação da indústria norte-americana. São eles:

1 - Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos produtos e serviços, ou seja, deve ser feitos investimentos de longo prazo, englobando novos produtos e novos métodos de produção, treinamento de equipes e de lideranças, melhoria constante dos projetos, processo e produtos com vistas a atender melhor o cliente;
- Adotar a nova filosofia da qualidade, pois sem ela a empresa não se manterá competitiva no mercado;
– Extinguir a dependência da inspeção em massa, pois ela é reativa e, portanto, não evita o desperdício, retrabalho e consequentemente a elevação dos custos. Além disso, é dispendiosa e ineficiente.
4 – Não aprovar orçamento baseados apenas no preço, pois o barato pode sair caro. Um fornecedor deve ser selecionado pela qualidade do seu produto e devem ser estabelecidas relações de longo prazo, pautadas pela confiança e ganhos mútuos.
– Melhorar constantemente o sistema de produção e serviços. Isso equivale a dizer que a qualidade tem início no projeto e que a melhoria contínua dos processos reduz os custos.
– Treinar os funcionários da empresa.
– Adotar e instituir a liderança, que deve funcionar não apenas como uma supervisão, mas ajudando as pessoas e máquinas a desempenharem melhor suas funções.
8 – Afastar o medo, pois ele impede que as pessoas deixem aflorar todos os seus potenciais e contribuam com a qualidade.
9 – Romper a barreira entre os diversos setores, permitindo que as pessoas conheçam na prática os problemas enfrentados pelos demais setores, gerando o aprendizado.
10 – Eliminar slogans, exortações e metas de produtividade, pois gera, frustrações e ressentimentos, além e darem a impressão de que a administração não sabe dos problemas enfrentados pelos funcionários.
11 – Suprimir as cotas numéricas por mão de obra, pois não respeitam o ritmo de produção de cada funcionário. Além disso, devem ser eliminados os objetivos numéricos para a administração, pois em geral eles soam falsos e não se embasam em planos de melhorias.
12 – Remover as barreiras que impedem que os trabalhadores sintam orgulho do seu trabalho. Deve ser adotado um sistema que funcione adequadamente e que dará condições a todos de saber o que está certo e o que está errado e qual a sua contribuição para isso.
13 – Estimular a formação e o autodesenvolvimento. Deve ser considerado que os funcionários querem em suas carreiras não apenas a remuneração, mas também a sensação de estarem contribuindo com a sociedade.
14 – Concretizar a transformação, seguindo energicamente os 13 princípios anteriores e demonstrando que a administração da empresa está empenhada em coloca-los em prática.











Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - 
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/55168/os-experts-da-qualidade#ixzz2x1I9JOOz

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