Translate

domingo, 23 de março de 2014

NINGUÉM É UMA ILHA


O ser humano é frágil demais para permanecer sozinho Ninguém pode ser uma ilha... As pessoas não vivem sozinhas. O ser humano tem a necessidade de se relacionar com outras pessoas de diversas maneiras, com diferentes níveis de personalidades, umas mais calmas, outras mais agressivas, umas mais pessimistas outras mais otimistas, enfim, seres humanos fazem parte de um contexto social de formação, de caráter e valores que trazem dentro de si mesmos! Algumas são consideradas difíceis no desenrolar dos relacionamentos. 


O objetivo é mostrar possibilidades de se estabelecer um convívio de harmonia mesmo com indivíduos problemáticos. Para isso é preciso identificar meios de compreender as diferenças individuais. Possíveis caminhos podem melhorar o entendimento entre pessoas, conhecer as próprias atitudes e comportamentos se torna mais fácil conhecer e aceitar os outros, comunicar-se com clareza influencia as pessoas, levando sempre em consideração que cada um tem seu jeito, seu estilo e seu momento. Não há um caminho pronto a ser seguido, mas sim muitas coisas a serem aprendidas sobre as pessoas difíceis e para viver bem com elas, é preciso conhecê-las, isso requer relacionamento. 

Não é surpresa para ninguém o surgimento de problemas entre pessoas de diferentes atitudes e condutas. O homem é consciente de suas características individuais e de suas necessidades diferenciadas, portanto, é capaz de entender que existem pessoas difíceis de conviver em qualquer lugar. Há possibilidades de minimizar o impacto desses encontros negativos, se ambas as partes estão preparadas para enfrentar os "buracos" deixados por relações complicadas de modo inteligente e eficaz, a ponto de resolver os impasses e se estabelecer a harmonia. Juntos, podemos contribuir de forma significativa com todas as pessoas interessadas em entender e aprender essa arte, mesmo que sejam indivíduos problemáticos, seus padrões e comportamentos podem ser mudados, se houver oportunidade de aprendizado. 

Tudo nos acrescentam valores para a vida, é uma viagem repleta de descobertas e crescimento em todas as áreas, quando o assunto é “o ser humano”. O importante é compreender que o homem é um ser social não apenas porque depende de outros para viver, mas porque é frágil demais para permanecer sozinho. 







Autor:Sandra R.p.borges
Fonte:portal da Educação
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial da Associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário