Translate

domingo, 23 de março de 2014

OS FEIJÕES E A SIMPLICIDADE DA VIDA


A resposta vem da simplicidade 
Um monge estava procurando um sucessor. Sabia que havia chegado o momento de transferir o seu legado para um dos seus discípulos. Mas qual? Dois se destacavam e ele não conseguia optar por um deles. Depois de pensar muito resolveu estabelecer uma prova para avaliar os dois possíveis sucessores. Convidou toda a comunidade, pois tinha certeza de que a partir daquele momento o seu sucessor estaria definido e gostaria que todos participassem daquele momento. A ansiedade era grande entre os dois discípulos. Quem sucederia o mestre? 
E então o momento esperado chegou. O mestre havia entregue grãos de feijão aos discípulos no dia anterior e solicitado que eles os colocassem dentro do sapato no momento da prova.

Ambos chegaram, tiraram os sapatos e colocaram os grãos. Na frente deles, uma imensa montanha para ser escalada.

Começou a subida! Passado algum tempo, um deles começou a mancar. Os grãos machucavam a sola de seus pés e cada passo parecia mais penoso de ser dado. Até que exausto, tirou os sapatos. Os pés estavam machucados, cheios de bolhas.

Mas e o outro discípulo?

Continuava a subir, como se nada estivesse acontecendo.

Os membros da comunidade não entendiam. O que o discípulo tinha feito? Eles o viram colocar os grãos de feijão dentro dos sapatos.

Missão cumprida e eis e que discípulo retorna, alegre, certo da vitória!!!

Mas o que ele tinha feito? Simplesmente havia cozinhado os grãos de feijão e portanto os seus pés não foram machucados!

Essa é uma lenda antiga mas que revela uma imensa sabedoria. Podemos comparar os grãos de feijão aos problemas que enfrentamos diariamente. Quantas escaladas realizamos todos os dias, muitas das quais não conseguimos nem terminar porque não agimos com criatividade, com perspicácia e sabedoria para encontrar a melhor solução?

Você sabe o que é um problema de matemática, por exemplo? É uma questão a ser resolvida. Em nossas vidas também acontece o mesmo. Quando ela nos apresenta algum problema também exige uma solução. Porém se esse problema vem acompanhado de muita pressão, acaba sendo transformado em algo muito mais complexo, cuja solução fica encoberta pela dúvida do que fazer, pela incerteza de qual seria a resposta ideal, gerando uma avalanche de pensamentos negativos que tapam a luz que mostra o caminho para a resolução.

Então, não seria melhor parar, analisar e buscar a solução mais criativa? Como no caso dos feijões no sapato, a solução além de ser a mais criativa é a mais simples. Na simplicidade geralmente encontramos a resposta para tudo.

Kahlil Gibran tem uma frase que diz: “O óbvio é aquilo que nunca é visto até que alguém o manifeste com simplicidade.”

Será que você está pronto para ver isso em sua vida?








Autor:Imaculada Bombicino 
Fonte:portal da Educação



Ps-1
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial da Associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário